sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Desligar

Certa vez alguém disse na TV: "um suicida é alguém fraco que não agüentou a vida e resolveu fugir". Na minha humilde opinião, quem disse isso não faz idéia do que sente um suicida.

Imagine você amarrado pelos pés e pelas mãos em um certo lugar. Então, vem alguém e começa a espetar você com uma agulha. É incômodo, mas no começo você agüenta. O tempo vai passando, e não param de te espetar. Você começa a ficar mais e mais incomodado. E o tempo vai passando, passam-se as horas, e nada muda. Ainda estão lá e não param de te espetar. Você começa a ficar louco. E continuam te espetando. Você vai ficando mais e mais louco, até que não consegue suportar mais.

É exatamente isso o que acontece a um suicida. Mas é um pouco pior. É pior, porque a perturbação não é física, mas sim mental. É como se estivessem espetando a sua mente o tempo todo e nunca parassem. E você não consegue nem ao menos enxergar a agulha que te espeta. Não são pensamentos muito claros, são muito confusos. O tempo passa, e nada muda. Você começa a não agüentar mais. Sua mente está totalmente tomada por essa perturbação. Chega um ponto em que isso se torna insuportável.

Quando não é mais possível suportar, o único objetivo passa a ser "desligar" a mente. Ela está trabalhando freneticamente, não é mais possível suportar, então é necessário desligar. Há dois modos simples para isso. O primeiro, são as drogas (qualquer coisa que tome o controle da sua mente), inclusive o álcool. O segundo, é literalmente desligar a mente, se matar.

O senso comum diz que as pessoas se matam por causa da tristeza. Acho que não. A tristeza é um estado calmo. Nesse sentido, é inofensiva. O máximo que ela faz é impedir alguém de se mover. A tristeza tira a vontade de viver, mas não gera desejo de morrer. O que leva alguém ao suicídio é a angústia, um estado extramamente não calmo, enlouquecedor. A angústia não tira a vontade de viver, mas gera desejo de morrer.

Será que os que se dizem fortes seriam capazes de suportar tudo isso? Acho que não. Aqueles que rotulam os outros de fracos, o fazem por necessidade de convencer a si mesmos de que são fortes. Será que alguém que precisa disso é forte? Cada um que tire suas conclusões.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Grande Bisnaga... concordo!

Unknown disse...

Olá Rodrigo

SOUmos aquilo que projectamos no exterior

Se SOUmos nós que projectamos, então SOUmos responsáveis pelo que SOUmos

Grande abraço

Alexandre