quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Perfeição

Um certo professor uma vez disse: façam o que fizerem, façam pelo prazer de fazer bem feito. Nunca me esqueci dessa frase e agora resolvi refletir sobre ela. Por que alguém gostaria de seguir tal conselho? Não seria melhor, mais fácil, mais rápido, fazer de qualquer jeito? Acho que não.

Quem faz pelo prazer de fazer bem feito tem uma recompensa automática pelo próprio trabalho: o prazer de ter conseguido fazer bem feito, o prazer de ter conseguido se superar, o prazer de ter conseguido evoluir, o prazer de ser melhor agora do que um segundo atrás. Então, mesmo que não lhe paguem nada ou que ninguém reconheça seu trabalho, ainda assim se está ganhando alguma coisa: satisfação.

O comentário óbvio: "mas e daí? o que eu faço com a satisfação? o que eu ganho com ela?". A resposta indignada: "como assim o que você faz com isso?! pra que você vive?! pra que serve a satisfação?! a própria palavra já não define a resposta?! você fica satisfeito! você fica em paz! você fica feliz! qual é o objetivo final de tudo o que vc faz na sua vida?! não é esse mesmo?!"

Quem sempre ganha mais no fim das contas então: quem faz tudo de qualquer jeito ou quem faz bem feito?

Um comentário:

VIV disse...

cara, mais uma vez me deixou boquiaberta!!! disse o que eu precisava ouvir!! o.O
afinal, vc sabe que tirei 7.5, valendo um pouco mais
!!!
mas fiz de coração, isso jah me deixou em paz depois!!!
bjão querido!